terça-feira, 28 de junho de 2011

Texturas nas paredes - disfarçando imperfeições

Minha casa é relativamente nova, tem mais ou menos uns 4 anos; mas logo depois que ficou pronta, cerca de alguns meses depois (ou algumas chuvas depois que encharcaram o terreno), surgiram bolhas na pintura.
Na medida que o tempo foi passando, a parte da parede que fica em contato com a terra, "puchou humidade". É que tem um desnível, com um degrauzinho, e a parte em contato com o solo é a que ficou feia.


Então, resolvi colocar a mão na massa:
1º passo: Limpar a área a ser trabalhada. Removendo a tinta solta e o reboco também (olha o buraco que ficou sem massa).





2º passo: delimitar com fita crepe o espaço a ser feita a textura. Lembrando de isolar as tomadas e interruptores.

3º passo: cobrir as imperfeições maiores, como rachaduras e buracos. É preciso esperar a massa secar. Quando a massa seca ela encolhe, precisando por vezes retocar.

4º passo: espalhar a massa acrílica. Pode ser com um desempeno, mas eu usei uma espátula mesmo... A espessura da massa tem que ser homogênea, mas para essa técnica, não precisa ser muito grossa.

5º passo: com os 4 dedos da mão, afastados em igual distância, fazer a letra "c" na parede, ao contrário também (espelhado). Eu não consegui fotografar e fazer ao mesmo tempo (não tinha ninguem para ajudar), mas a idéia é fazer o "c" da direita para a esquerda, e da esquerda para a direita, sobrepondo.



6º passo: remover as fitas crepe:




















Agora só falta esperar secar bem e fazer uma pintura especial com estonagem.
Mas isso vai ser assunto para um próximo post. Poode deixar que eu mostro como se faz...
Até porque acho que não vai faltar oportunidade para ensianr sobre texturas: é porque existem outros pontos da casa que precisam de atenção e uma maquiagenzinha...

Até a próxima então.

9 comentários:

Aqui e Ali! disse...

Oi!!! Ena fui mesmo a primeira??? Obrigada pelo comentário! Também gostei deste blog, sempre podemos aprender umas com as outras :D

Anônimo disse...

ola adorei sua visita, e olha só acho que depois da pilula, da maquina de lavar roupa a terceira coisa mais tri que inventaram foi a textura hahaha!!! mulher pode se virar e não precisa de pedreiro hehehe!!! eu uso muito aki em casa fica perfeito bjs deya

Marília disse...

Olá chará rs...tudo bem? primeiramente muito obrigado pela visitinha e por me seguir!
Seja muito bem vinda ao meu blog e há esse mundo novo, cheio de idéias e alegria.
Bjks e um ótimo final de semana!
Marília

Nathalie Fleuri disse...

Olá..
vim retribuir sua visitinha e adorei viu..
os carrinhos de cha, nao sao uma loucura.. eu adoro... volte sempre tah.. um bjinho no seu ♥

olhaquechic.blogspot.com

Di Rodrigues disse...

Oi! Vim pelo mosaico e já estou seguindo seu blog. Bjs.
queridissima.blogspot.com

Ana Beth Lima disse...

vim pelo mosaico, e faz tempo que tou querendo fazer uma textura aqui em casa, vim ver seu PAP; bem explicadinho. tou te seguindo. bjs

Geh disse...

Olá miguxa!!! Nada como uma boa textura pra dar um charme a mais na parede. Eu tenho numa parede da sala, ficou bom até.

B-jokasssssssss

Mary disse...

Legal a dica dos dedos, uma amiga fez com as mãos tipo ia puxando, também ficou bom.
Já estou te seguindo, se quiser me visitar fique a vontade.
Bjos
Mary
MaryArt

Eu, com amor! disse...

Vou fazer na minha copa, ficou super legal...parabéns!

Postar um comentário